Marcelo Katsuki

Comes & Bebes

 

Mixer

Anime o seu finde!

Anime o seu finde!



Tá, o clip não tem nada de comida, além das duas cerejinhas que aparecem rapidamente, hehe. Mas pra quem curte camisetas como esse 'jovem senhor' aqui, é pura diversão! Musiquinha animada (indicação do DJ Márcio Vermelho), imagens sugestivas, aquele climinha pré-balada.

Aproveite para conhecer o incrível Guia Playboy de Coquetéis, ou vá para o 'barman virtual' do Portal dos Coquetéis. Você indica as bebidas que tem em casa e ele sugere os drinques com as receitas e tudo! Pra começar o final de semana animadíssimo!!!

P.S. Esse clipe vai para o meu amigo P.A., companheiro de algumas/muitas farras gastronômicas.

Escrito por Marcelo Katsuki às 16h47

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Delivery de frutos do mar

Delivery de frutos do mar



Seus problemas acabaram! Ou pelo menos os meus... Acabei de encontrar um serviço de entrega de peixes e frutos do mar congelados mas de qualidade chamado Empório do Mar! E eles atendem São Paulo e o ABC também!

Eu já cansei de ter que comprar ingredientes para uma paella e ter que sair catando um camarão aqui no mercado, um mexilhão ali no empório, até perder o ânimo. Agora dá pra encomendar um kit-paella, e pra quem não sabe cozinhar, até uma paella pronta na versão Marinheira, para quatro pessoas.

Tem camarões de diversos tamanhos, cauda de lagosta, postas e medalhões limpos de robalo, salmão, linguado, mexilhões, tudo embalado em pacotes individuais, bem prático. Gostou da sugestão? Então clique aqui para conhecer o site e selecionar os pescados. É só 'puxar a rede' - e a carteira, claro!

Escrito por Marcelo Katsuki às 23h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Retratos do Pará

Retratos do Pará



Nessa semana, a Doralice (querida amiga que acompanha a jornada desse blog e está sempre dando valiosas dicas) enviou um link do site do Sergio Bastos, um ilustrador lá de Belém do Pará, que retrata o cotidiano da cidade com uma delicadeza ímpar. Dá uma olhada no portfólio. Crianças, pescadores, vendedores de frutas e até uma preguiçosa rede sob duas frondosas árvores me proporcionaram um momento de contemplação reconfortante no meio da tarde corrida. Às vezes é preciso dar uma freada, tomar água, esticar as pernas, apreciar a paisagem ainda que acinzentada para não 'derrapar na curva'. Foi bom me lembrar disso.

Um vendedor de açaí! A ilustração acima retrata a cena do preparo da fruta, amassada em máquina e reflete a realidade da cena paraense; lá quase todo mundo vai, ainda de manhã, comprar o açaí para tomá-lo no almoço ou após, como sobremesa. Quem me disse foi a própria Doralice, que é uma especialista em frutas da Amazônia. Aliás, a Doralice está fazendo uma pesquisa sobre o tema que deve render um livro belíssimo. Algum editor interessado? Outro dia ela me enviou uma foto de abio, e foi uma viagem no tempo instantânea. Passei muitas tardes ainda criança no muro da casa dos meus primos chupando abio, entre risadas e 'guerras de caroço'. Nunca mais havia visto a fruta. Foi muito bom recordar isso tudo.

Escrito por Marcelo Katsuki às 00h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Último desejo

Último desejo



Passei o feriado no meu refúgio favorito, a Ecopousada Pedra Grande que fica a uma hora de São Paulo. Ginástica pela manhã, banho de cachoeira, filmes (levei meu Macbook para trabalhar um pouco mas fiquei só vendo DVDs!), livros, vinhos, jogatinas e muita comida pra variar. E no meio de verduras orgânicas e algumas carnes, apareceu um singelo Espaguete ao Sugo. Foi daí que ouvi da Falcs um suspiro: "se eu estivesse no corredor da morte, esse seria meu último pedido: espaguete ao sugo com polpetine". Comfort food antes de 'bater a caçoleta'!

Aquilo me deixou pensativo. Daí a Carla emendou: "eu iria pedir um torresminho e um acarajé, já que ia pra forca mesmo!" Jesus toma conta dessa baiana!!! A Julia iria de pão com ovo (tá que ela é simplesinha, hehe), o Manu pediria pirão de cozido e a Little atacaria de cozinha lituana (não me lembro do nome do prato, era cokum-alguma coisa). Ainda não sei o que pediria, acredita? Com tantos 'favoritos' tá difícil de me decidir. E você, qual seria seu último desejo gastronômico? Participe da enquete, 'abra seu estômago' nos comentários. E vida longa!


[Há uma luz no fim do túnel!]

Escrito por Marcelo Katsuki às 23h28

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

CaricaturArte Buchanan's

CaricaturArte Buchanan's


[Aprecie com moderação. 'Jisuis!!!']


O whisky Buchanan's está com uma promoção divertida: até o final de abril, os clientes que degustarem o Buchanan's 12 anos recebem uma caricatura de presente. A promoção acontece nas noites de quinta a domingo e a lista de bares participantes* está no final do post.

Os caricaturistas são o Ivo Favero e o Kinho, que vão se revezar entre quatro bares por noite para 'retratar' os apreciadores do uísque. E quem entrar pro Clube do Whisky Buchanan's durante a promoção (comprando uma garrafa), pode ganhar até cinco caricaturas mais uma bandeja. Strike a pose!

*Bares de SP participantes: Advanced House (3078-9114); Astor (3815-1364); Azucar (3078-3130); Frangó (3932-4818); Ranieri Pipes (3062-5504 / 3083-0843); The Black Horse (4208-5038); Salve Jorge/Centro (3107-0123); Tom Jazz (3255-0084 / 3255-3635); Bourbon Street (50956115); Draker's (3812-4477); Piratininga (3032-9775); Wild Horse (5093-5698); São Pedro São Paulo (3079-4028); A Lanterna (3816-0904); Charles Edward (3078-5022); Dublin (3044-4194); Rey Castro (3044-4383); Ton Ton (5044-7239); Louisiania (5052-4576); Miller e Goddard (5535-5007); Bracia Parrilla (2295-0099).

Escrito por Marcelo Katsuki às 15h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tem sushi na pista!!!

Tem sushi na pista!!!



Mais uma dica para sua festa! O sushiman Jeff Kimura (Tel: 11-7291 6166) faz delivery de sushis e sashimis mas também pode ir até a sua casa para preparar os 'combinados'. Se for para uma festinha animada então, a dica é pedir para ele levar algum set com músicas! Seja o clima lounge ou eletrônico, o iPod do Jeff nunca decepciona, afinal ele é DJ nas horas vagas e tá sempre comandando o som (com a amiga Ucha), ali pelo Gourmet ou em festas de amigos. Um verdadeiro Electro Sushi Delivery!


[Sushi Sound Machine!]

Escrito por Marcelo Katsuki às 16h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hoje é o dia do sushi!

Hoje é o dia do sushi!


E a grande (ou pequena?) novidade vem do Japão, claro. O chef Atsushi (sushi até no nome!) do restaurante "Omoroi Shushiya Kajiki" de Fukuoka criou o "Single Grain Sushi", ou Sushi com um grão de arroz! Falta do que fazer? Talvez senso de humor mesmo.

A porção com 12 sushis traz os nacos distribuídos de forma circular, como em um relógio, onde tiras de alho-poró servem de 'ponteiros'. As fatias de peixe têm entre 1 e 2 centímetros. O chef diz que faz o prato porque as garotas adoram: "Não há nada que eu goste mais do que ver um rosto sorridente de uma garota". Esperto.

Leia a matéria completa (em inglês) clicando aqui.

Quer fazer também? 'Grude' um grão de arroz numa fatia de sashimi em sua próxima visita a um japonês. Não pode ser muito diferente disso, hehe.

Escrito por Marcelo Katsuki às 00h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bolly, darling!

Bolly, darling!


[Eddy & Pats: 'manguaceiras']


Seriados sempre lançam 'modinhas'. Que o diga a Carrie de Sex & the City com seus Manolos e 'Cosmos' diários! Impossível pensar na bebida sem se lembrar da personagem. Outra bebida que aprendi a gostar com o seriado foi o "Dirty Martini": o clássico drinque 'sujo' por um fio da água da azeitona. Esquisito? Já teve barman me olhando torto diante do pedido, mas depois até aprovaram. O seriado está sendo reprisado no Multishow e no Canal 21.

Outra que já nasceu com uma taça colada na mão é a Karen Walker de Will & Grace. Apesar do sobrenome de uísque, ela tá lá sempre com seu Martini em punho. Esse é meu drinque favorito, então assistir ao seriado é quase um convite para acompanhar Karen dando umas 'bebericadas'. "W&G" passa no canal Sony.


[Carrie, Karen e seus Martinis]


Mas o seriado mais hilário (para mim) era o Absolutely Fabulous. Edina e Patsy parecem uma versão "melhor idade" de Carrie e Samantha de "Sex", com suas preocupações sexuais e fashionistas, mas já seqüeladas pelo consumo excessivo de álcool e drogas. A máxima de Patsy é "Bolly, darling!" em referência ao champanhe Bollinger, assim como "Stolly" (da vodca Stolichnaya). E o máximo da loucura foi um drinque com as duas bebidas: "Stolly-Bolly", para aqueles dias de jogação 'fuerte' da personagem. Com um pouco de suco de abacaxi virava um "Flirtini". O seriado está sendo reprisado no canal Film&Arts e continua divertido.


Conheça os drinques
• O Cosmopolitan da Carrie? Tá aqui!
• Martini e um "Virgin Martini" da Karen. Se joga!
• Patsy Stone: Stolly-Bolly, darling!
• Bônus: o Flirtini servido no 'churrasco na laje' que encerra a terceira temporada de "Sex".

Lembrou mais algum personagem beberrão? Grite nos comentários!

Escrito por Marcelo Katsuki às 23h23

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Comida e auto-sustentabilidade

Comida e auto-sustentabilidade



O Brasil A Gosto (R. Prof Azevedo do Amaral, 70, Jardins - Tel: 11-3086-3565) da chef Ana Luiza Trajano trouxe à cidade um projeto bem interessante: o Mãos de Oca, de Pouso Alegre (MG). O grupo possui uma proposta inovadora de auto-sustentabilidade e utiliza como matéria prima os subprodutos da mandioca (fibra e casca) e tinta natural, criando belas peças de decoração como quadros, mandalas, floreiras, aparadores de mesa e bonecas (foto acima). Estas aliás estarão em exposição no restaurante até o dia 24 de outubro, quando será promovido um bate-papo informal com as artesãs e a venda das bonecas. Vamos lá?

O Brasil A Gosto funciona de terça a sexta, das 12h às 16h e das 19h às 24h. Aos domingos abre das 12h às 18h.

Escrito por Marcelo Katsuki às 16h55

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Paródia na cozinha

Paródia na cozinha



O show Comida dos Astros de Luiz França e Rony Cácio é um projeto teatral-musical-gastronômico com formato de "rádio-teatro" onde os atores/cantores fazem curtos programas, como o "Cardápio Eleitoral Gratuito" e a "Voz do Pernil", sempre abordando o tema "comida" com muito humor.

No show o público é chamado a desafiar os dois atores no quadro "Self Service", sugerindo nomes do mundo musical que resultam em paródias impagáveis. E a trilha sonora acaba sendo um verdadeiro "cardápio" musical.

O show Comida dos Astros estréia amanhã, 4 de outubro no Teatro Folha (Av. Higienópolis, 618 - Piso 2 - Shopping Pátio Higienópolis) e fica em cartaz até 9 de novembro.

Conheça o site e ouça algumas canções clicando aqui.

Escrito por Marcelo Katsuki às 18h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O caruru dos meninos

O caruru dos meninos



Amanhã, quarta-feira, é dia de Cosme e Damião, os dois irmãos bons e caridosos que realizavam milagres e por isso foram mortos sob a acusação de feitiçaria. No Brasil, o culto aos irmãos está associado aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de realizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de guloseimas. Em todo o Estado da Bahia as crianças saem às ruas para pedir doces em nome dos santos. E nas casas é servida a comida especial para a data: o "caruru dos meninos".

O "caruru dos meninos" é formado pelo caruru mais arroz branco, feijão fradinho, abará, acarajé, xinxim de galinha, acaçá, banana da terra, canjica, inhame, farofa de dendê, pipocas, rapadura e cana-de-açúcar, constituindo um verdadeiro banquete baiano. Segundo a crença popular, os santos são casamenteiros e protegem as casas do mau olhado, esterilidade e doenças, especialmente as crianças.

Tenho uma amiga baiana que todo ano "importa" a mãe da Bahia pra preparar o "caruru". Nesse ano ela não vem, mas nada de estresse, meu rei! Descobri que no Restaurante do Instituto Tomie Ohtake da chef Leila Pires (uma baiana arretada) vai ser servido o "caruru dos meninos" completo! E por um preço super em conta: R$ 22,00. Já até combinei com alguns amigos, e quem não gostar de comida baiana ainda terá a opção dos pratos a la carte. Mas quem não gosta não sabe o que está perdendo!



Restaurante do Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 com entrada pela Rua Coropés
Pinheiros - São Paulo - Tel. 11-2245-1918
Horário: de terça a sábado, das 12h às 15h, e aos domingos, das 12h às 16h

Escrito por Marcelo Katsuki às 00h27

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tá faltando inspiração na cozinha?

Tá faltando inspiração na cozinha?

Pois tem gente causando! Olha isso!!!



Fonte: Cafeína

Escrito por Marcelo Katsuki às 09h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Qual o melhor hambúrguer?

Qual o melhor hambúrguer?


Primeira enquete do blog! (sugestão do meu chefinho, participem!!!)

Depois da chegada do Burger King ao Brasil, o mundo do 'fast food' se dividiu entre os adoradores do novo "Big King" e os que se mantiveram fiéis ao "Big Mac", do McDonald's. Alguns ficaram surpresos com as rodelas de cebola e a maionese farta do "Whopper" do BK, outros nem ligaram e continuaram felizes com seu McMax, o similar do MD. Há sutis diferenças no pão, na forma de preparar a carne e no uso de alguns condimentos, mas que para os amantes do "fast food" fazem toda a diferença. Qual o seu favorito? Para votar clique aqui, e depois comente seu voto nos "comentários". Participe!!!

Escrito por Marcelo Katsuki às 10h29

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Harmonizando chás e sushis

Harmonizando chás e sushis



Além do aspecto social de se compartilhar momentos, apreciar uma xícara de chá pode ser uma experiência de auto-conhecimento. Hora de se desligar das preocupações do dia-a-dia e tocar sua sensibilidade interior. Foi exatamente isso que nos proporcionou Tainá Guedes, do Nakombi (R. Pequetita, 170 , Vila Olímpia - tel: 11-3845-9911) ao oferecer um menu de harmonização de pratos orientais com chás da Inti Zen.

Os pratos foram selecionados por Jo Takahashi (Diretor de Arte e Cultura da Fundação Japão) e os chás, infusões especialmente "desenhadas" pela tea blender argentina, Inés Berton, verdadeira alquimista da Tealosophy.



A aventura começou com "Ebishinjo" (delicados rolinhos fritos recheados com camarão, tofú e cenoura) acompanhados por Chaman Chai: instigante chá de canela, gengibre e cardamomo, aromas de especiarias que envolveram com perfeição a leveza da entradinha.



Na sequência, os "Tempurás de legumes e camarões" foram perfeitamente acompanhados por Silêncio Andino, chá verde com camomila e casca de laranja. O chá verde já seria um acompanhamento natural da comida oriental, mas as notas cítricas impressas pela laranja harmonizaram-se perfeitamente com a fritura.



O terceiro prato, "Kombinado de Salmão" foi acompanhado em cor e doçura pelo Inca Rose: Earl Grey perfumado com pétalas de rosas. Jo ainda brincou que foi "inspirado apenas pela cor" mas a fragrância marcante da rosa me pegou de surpresa, redimensionando o sabor adociado do salmão. Às vezes a harmonização acontece no "contraste" dos sabores, gerando um terceiro elemento invisível; nesse caso, foi uma "complementação" mesmo, incrível.



Antes da conclusão do menu, fomos surpreendidos por uma novidade: o "menu azeitado" (nome ótimo!), que introduz azeites aos pratos orientais, revelando uma vocação mediterrânea do novo cardápio. O "Tataki de salmão com azeite de limão siciliano" foi perfeitamente acompanhado de um inesperado Ouzo, destilado grego de aniz marcante.



Já no fim dessa viagem dos sabores entremeada por ponderações pra lá de interessantes sobre arte e cultura, fechamos com "Banana flambada com sorvete" e o Patagonia Bee, infusão de mel, cacau e baunilha; intenso e rico de aromas, agregou um delicado sabor de baunilha ao sorvete de creme.

Ninguém sentiu as cinco horas que duraram a aventura, tamanho o prazer do momento. Fui traído apenas pelas minhas pernas, que clamando por algum exercício físico, se recusavam a me levantar do tatami e partir para casa. Talvez nem eu e tampouco elas quisessem partir mesmo...




Dicas para aumentar o seu prazer na "hora do chá"
Com o frio que se instalou na cidade, nada melhor do que se reconfortar com uma boa xícara de chá quentinho. Abaixo, algumas dicas essenciais.

- Chá não combina com barulho. Silêncio, ou no máximo uma música suave ao fundo.
- Não deixe a água ferver, pois pode queimar as folhas e comprometer o sabor e o aroma. Se isso acontecer, aguarde alguns minutos para que a temperatura da água abaixe e fique entre 60 ºC e 90 ºC.
- Comece com chás leves de ervas ou frutas. Infusões aromatizadas e chás puros vêm depois.
- Para conseguir sabor mais intenso, aumente a quantidade de chá, nunca o tempo de infusão.
- Infusão: para chá verde um minuto e meio. Chá preto, dois a três minutos.
- Tampe o bule durante a infusão para condensar o aroma da erva.
- Evite adoçar, mas se necessário, prefira o açúcar ao adoçante.
- Xícaras de porcelana mantém a temperatura e não interferem no sabor.
- O hábito de colocar leite veio dos britânicos e é indicado apenas para os chás mais concentrados.
- Armazene as ervas em local fresco e sem luz. Nunca em potes de vidro, pois a exposição à luz comprometeria o aroma.
- O saquinho de chá é extremamente prático, mas seu conteúdo perde as características com mais rapidez.
- O prazo máximo de validade de um chá é geralmente de três anos.

Escrito por Marcelo Katsuki às 10h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Katsuki Marcelo Katsuki é editor de arte de Mídias Digitais da Folha, colaborador da revista sãopaulo e colunista da "Prazeres da Mesa".

BUSCA NO BLOG


TWITTER

    Twitter RSS

    ARQUIVO


    Ver mensagens anteriores
     

    Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
    em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.